quarta-feira, julho 15

BESOURO Por Christian Cravo


Christian é meu amigo a quase 10 anos, um dos grandes que tenho na fotografia e na vida ao lado de Guy Veloso e Eri.

Ter fotografado com ele no Pará e com Guy na Chapada Diamantina me emociona cada vez que lembro.

Foi ele que praticamente provocou meu retorno as imagens, me ajudou e selecionou junto comigo as fotos da minha última exposição em Salvador. Casou com uma das grandes amigas que tenho na Bahia, Adriana.

Falar desse ou de qualquer outro trabalho dele é dizer simplesmente que ele é ao lado de Sebastião Salgado um dos grandes fotógrafos Brasileiro e ponto!

São dele, por exemplo, os stills de Abril Despedaçado, de Walter Salles, e Cidade Baixa, de Sérgio Machado. Em seus 15 anos de carreira, Christian já expôs e museus e galerias de Nova Iorque, Copenhagen, São Francisco, Houston e em dezenas de cidades brasileiras.

Foi o artista mais jovem a ganhar a bolsa de Guggenheim de NY. Quando mandei a ficha pra ele, me disse: "Esse ano é para você velho".

Com dois livros lançados o primeio "Irredentos" de 2000 e o segundo de 2005 "Salvador De Bahia: Rome Noire, Ville Metisse" publicado na França.

Realiza, atualmente, um grande projeto sobre a simbologia da água nas manifestações religiosas.

Um dia me falou; "Você tem que ter um projeto que ama, um projeto para a vida toda".

Veja aqui o trabalho da vida de Christian e segue abaixo algumas still que vão se transformar em livro sobre a Cahapada Diamantina junto com o lançamento do filme Besouro:






Nenhum comentário: