sexta-feira, setembro 25

Agô adiantado dos ibejis



Gente adianto as festividades dos meus queridos santos gêmeos São Cosme e São Damião.

Que é celebrada em 27 de setembro. Somente a igreja Católica comemora no dia 26 de setembro pois, segundo o calendário católico, o dia 27 de setembro é o dia de São Vicente de Paulo.

São originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.

Estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Diziam "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder".

Exerciam a medicina na Síria, em Egéia e na Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro.

Foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.

O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".

No dia deles são servidas comidas como caruru, vatapá, bolinhos, doces, balas e são oferecidas tanto a eles como aos freqüentadores dos terreiros. Onde são associados aos ibejis.

Galera entender deles e como me entender...são meus guias espirituais e como já tinha adiantado para vocês...o dia em que Vissa nasceu..ou seja imagine o que passa nesse domingo na área...imagine faço uma semana em São Paulo domingo...Exêu epa bàbá!!!

Nenhum comentário: