sexta-feira, outubro 16

Agô - Ewá



Ewá, dona dos horizontes

É valente, guerreira e formosa. Dança de modo ligeiro, imitando os movimentos de uma cobra. É a filha mais nova de Nanã. Ewá também é conhecida como Ìyá Wa. Assim como Iemanjá e Oxum, é uma divindade feminina das águas. É reverenciada como a dona do mundo e dona dos horizontes.

Ewá estava se banhando no rio enquanto suas mucamas lavavam suas roupas. De repente, um jovem vestido de branco apareceu correndo pelas margens do rio apavorado, pedido socorro a Ewá.
Desconfiada, a orixá perguntou o que estava acontecendo e o jovem respondeu que estava sendo perseguido por Iku (a morte). Ewá, vendo que o rapaz estava sendo sincero, ordenou que suas mucamas o escondessem em baixo de suas roupas que estavam sendo lavadas.

Não demorou para aparecer Iku, perguntando a Ewá se ela tinha visto um jovem passar por ali. Ewá respondeu: "você não vê que estou a me banhar? Respeite o banho da esposa do rei Omolu e respeite as fronteiras do meu reinado!".
Iku respondeu que não tinha fronteiras. Que poderia matar reis, rainhas e destruir reinados. E insistiu em saber onde estava o rapaz. Desconfiada, Ewá respondeu que o jovem tinha descido o rio e Iku foi atrás.

Debaixo dos panos

Foi aí que o rapaz saiu debaixo dos panos agradecendo a Ewá. Então ela quis saber quem era ele - e ele respondeu que era Ifá, o deus da adivinhação.

Ifá disse a Ewá que daquele dia em diante ela seria a mãe da adivinhação. Mas ele também percebeu que Ewá queria fazer uma pergunta - Se adiantou e respondeu que a orixá seria fértil... Ele estava certo.

Ewá teve um filho com Omolu.

As mulheres filhas de Ewá geralmente são belas, tranqüilas e adaptáveis, cheias de iniciativa, sensíveis e poéticas.

Sincretismo: Nossa Senhora das Neves
Dia: sábado
Cores: vermelho e amarelo
Elemento: matas
Ferramentas: ofá, espada , lança, âncora
Saudação: irò irò!
Oferendas: acaçá, água, feijão fradinho torrado com coco.

Nenhum comentário: